Seja um fornecedor

Se o seu produto atende as características do Programa Caras do Brasil, leia as condições necessárias abaixo, e se sua Organização se enquadrar dentro destas condições, envie as informações para a área comercial (clique aqui e cadastre-se).

Condições

Atestar a elegibilidade dos fornecedores envolve a análise de determinados elementos que precisam obrigatoriamente ser parte constituinte ou estar presente nos projetos para que estes possam ser considerados aptos a fornecerem para o Programa Caras do Brasil. São pré-requisitos para a aceitação de fornecedores:

  1. Ser uma empresa legalmente constituída, portanto habilitada a emitir nota fiscal de venda, e que também recolha os impostos e encargos cabíveis.
  2. Obedecer a todas as leis nacionais, estaduais e municipais, às exigências administrativas e aos tratados e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
  3. Demonstrar e praticar repúdio ao trabalho infantil.
  4. Respeitar os direitos dos povos indígenas.
  5. Respeitar os direitos de uso da terra de longo prazo, sendo que as comunidades locais com direitos legais ou tradicionais de posse ou uso da terra devem manter controle sobre as operações florestais, a menos que deleguem esse controle para outras pessoas ou entidades, de forma livre e consciente.
  6. Agir de acordo com a responsabilidade ambiental como um todo, levando em conta o uso de pesticidas e outros agentes químicos, de agentes de controle biológico, os cuidados com a erosão e com a preservação de recursos hídricos, o respeito às taxas de colheita que garantam a sustentabilidade, o respeito às Áreas de Alto Valor de Conservação, e os demais elementos relacionados à qualidade ambiental.
  7. Obedecer às leis referentes às questões sanitárias. (quando aplicável)
  8. Promover a igualdade de gêneros.
  9. Promover a igualdade racial e de oportunidades no país.

Os projetos considerados elegíveis dentro dos pré-requisitos acima serão posteriormente analisados em outros tópicos (conheça aqui), permitindo que se construa um quadro completo das suas reais possibilidades de participação no Programa. Cabe frisar que estes critérios não são excludentes, mas fornecem ao GPA informações de grande importância aos objetivos do Programa Caras do Brasil.

Outros Pré-requisitos

Conheça aqui os outros pré-requisitos que também são considerados na análise dos projetos do Programa Caras do Brasil.

Estes critérios não são excludentes, mas fornecem ao GPA informações de grande importância aos objetivos do Programa Caras do Brasil.

  1. Capacidade do produtor de manter o fornecimento de maneira consistente e/ou constante.
  2. Confiabilidade do produtor em relação ao cumprimento dos contratos.
  3. Possibilidade de incrementar a capacidade produtiva sem detrimento dos demais aspectos da sustentabilidade.
  4. Melhora do bem-estar social e econômico dos trabalhadores, dentro da proposta do projeto.
  5. Capacidade de cumprimento do prazo de entrega.
  6. Vulnerabilidade da produção aos fatores naturais.
  7. A representatividade real da comunidade.
  8. A fragilidade dos produtos e eventuais dificuldades de transporte, e as possíveis soluções.
  9. O eventual apoio de organizações não governamentais, governo ou multilaterais.
  10. As fontes de recursos que apoiam/sustentam o projeto.
  11. Respeito às normas relacionadas à saúde e à segurança dos trabalhadores.
  12. Agilidade e criatividade do produtor em solucionar problemas e desafios.

Agendamento

Para entrega no CD 0950 e CD 1920:

A data do agendamento/entrega deverá ser a mesma que consta no pedido de compra (campo previsão de entrega) a menos que tenha havido alteração prévia com o setor comercial.

O Fornecedor deverá ter em mãos na hora do agendamento:

  • código do fornecedor (número com 5 algarismos impresso no campo “fornecedor” do pedido de compra;
  • os números dos pedidos (ordem crescente) a serem entregues;
  • a quantidade de veículos;
  • o tipo de veículo;
  • a cubagem total da carga (altura x largura x profundidade) (m3);
  • a quantidade de notas fiscais de entrega;
  • a sugestão do horário de entrega pretendido, entre 6h00 e 20h00.

Uma vez agendada a entrega, o fornecedor deverá apresentar a nota fiscal na portaria da GPA, 30 minutos antes do horário de agendamento.

Caso o agendamento seja feito pela transportadora, não esqueça de avisá-la da necessidade de cumprimento da data de entrega e da necessidade de agendamento. É importante que todas as informações sobre agendamento citadas acima sejam encaminhadas junto com a Nota Fiscal para que a transportadora consiga fazer o agendamento.

Principalmente nesse início de operação é importante checar se a transportadora, por vocês contratada, está seguindo as normas de entrega e fazendo o agendamento. No dia anterior a data prevista de entrega, entre em contato com a empresa contratada para checar se o agendamento do seu pedido já foi feito e se a data de entrega será cumprida.


Cadastramento do fornecedor

Os fornecedores devem se credenciar neste site (www.grupopaodeacucar.com.br/carasdobrasil), preenchendo a ficha no link Quero ser fornecedor.

Após análise inicial baseada nos critérios de elegibilidade, tipo de produto e preço de custo, esta ficha será encaminhada ao departamento Comercial Caras do Brasil para análise de viabilidade comercial. Os fornecedores que não atenderem aos critérios de credenciamento do Programa serão comunicados pela área comercial, esclarecendo o motivo de seu não credenciamento.

As organizações que fornecem ao GPA não poderão ser fornecedores do programa Caras do Brasil.

Os fornecedores potenciais que atenderem as etapas de credenciamento como também às decisões estratégicas do GPA quanto a produtos, serão convidados para reunião na Sede do Grupo, em São Paulo, ocasião em que preencherão a ficha de cadastramento de fornecedor.

Caso não seja possível a presença em São Paulo, esta ficha será encaminhada ao interessado.

O cadastramento do fornecedor é feito pelo departamento Comercial, na categoria Caras do Brasil, seguindo as determinações normais da empresa para este fim, com o prazo de 7 dias para fornecedores com sede em São Paulo e 20 dias para fornecedores com sede em outros Estados, sendo este somente efetivado, após a assinatura do contrato por ambas as partes envolvidas.


Cadastramento de produtos

Cumprida a etapa de cadastramento do Fornecedor, será feito o cadastramento dos produtos, seguindo as normas do GPA para esta finalidade, especialmente no que diz respeito à participação do Gestor de Categoria no processo.

As informações referentes aos produtos devem ser enviadas na planilha Informações para Cadastro de Produtos.

Para que o produto seja cadastrado é fundamental que o mesmo tenha seu código de barras. Caso o produto não possua, o departamento Comercial irá instruí-lo sobre os procedimentos a seguir para conseguir este código.

Contrato

O contrato de fornecimento é o mesmo em vigor no GPA para qualquer fornecedor, com diferenciações nas bases comerciais abaixo:

a) Prazo de pagamento: 10 dias da data.

b) Descontos: não é aplicado nenhum desconto no contrato de fornecimento dos parceiros do Programa Caras do Brasil.

c) Forma de pagamento: Os fornecedores são pagos via depósito em conta corrente pessoa jurídica, em qualquer banco/agência no território nacional

Local de Entrega

Os produtos são entregues nos Centros de Distribuição do GPA, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que se encarregarão de fazer a distribuição para as lojas participantes do Programa.

© Copyright Companhia Brasileira de Distribuição. 2010 Todos os direitos reservados.